Última exibição do programa Luiz Alberto Sanz

   O terceiro dia da mostra de filmes aconteceu ontem, dia 14 de setembro. O público pôde assistir a uma reexibição do programa Luiz Alberto Sanz. Foram exibidos, novamente, três filmes que ele produziu durante o exílio: “Não é Hora de Chorar”, “Gregório Bezerra” e “Quando Chegar o Momento (Dôra)”.
    Ao final da sessão, iniciou-se mais um debate com o cineasta. Ele frisou o caráter brechtiano de seus filmes, chamando a atenção para duas características presentes: o distanciamento e a dúvida. Também lembrou da vida no exílio e de como o impacto de ser um exilado se manifestava de forma distinta entre os militantes de diferentes classes sociais.
IMG_7060 (1)   
Luiz Alberto Sanz.
Em seguida, o público, incluindo ex-companheiros de Luiz Alberto Sanz na luta armada contra a ditadura militar, iniciou um debate e provocou uma reflexão sobre a vida no exílio. O diretor falou sobre sua tentativa de discutir a situação da política brasileira estando em um país estrangeiro e lembrou que buscou dialogar com os chilenos e suecos que poderiam vir a assistir aos filmes. O diretor também lembrou que vários filmes da mostra utilizam imagens de “Não é Hora de Chorar” e “Quando Chegar o Momento”, ressaltando a relevância daquela produção realizada no calor do momento.
IMG_7053
Luiz Alberto Sanz e Anita Leandro no debate.
Amanhã, dia 16 de setembro, a mostra de filmes continua às 14h30 com o programa “Marcas da Memória”. Serão exibidos “Repare Bem”, de Maria de Medeiros, e “Os Militares Que Disseram Não”, de Sílvio Tendler. Já às 18h30, o público poderá assistir ao “Hércules 56”, de Sílvio Da-Rin, seguido de debate com o realizador. A mediação é do pesquisador Paulo Oneto (UFRJ).
Por Bernardo Girauta. Imagens de André Telles. 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s