Debate sobre “Cabra marcado para morrer” com Eduardo Escorel encerra o penúltimo dia da mostra.

   A mostra de filmes chegou ao seu penúltimo dia, ontem, 17 de setembro. Foram exibidos três filmes finalizados durante a década de 1980, período em que o Brasil começava seu processo de abertura política. O público pôde assistir a “Que bom te ver viva”, de Lucia Murat, “Em nome da segurança nacional”, de Renato Tapajós, e “Cabra marcado para morrer”, clássico de Eduardo Coutinho, seguido de debate com Eduardo Escorel, montador deste último filme.
    O debate, mediado pela pesquisadora Thaís Blank, foi marcado pela curiosidade do público quanto à relação entre Escorel e Eduardo Coutinho no processo de montagem do filme. Cenas marcantes foram relembradas, como aquela em que Coutinho interrompe uma entrevista para verificar as condições da gravação de som. Eduardo Escorel afirmou que tinha dificuldades para responder a todas as curiosidades do público, já que sua memória – e a de Coutinho, quando estava vivo – alterou ou apagou muitas das lembranças relativas ao processo de montagem do filme.
   Mesmo assim, relembrou o caráter quase místico que rondava o projeto, já que a interrupção abrupta da primeira gravação, em 1964, marcou Coutinho profundamente. O montador também defendeu a ideia de que a retomada das filmagens foi realizada no momento exato para que o resultado fosse positivo. A lei da anistia deu segurança a Coutinho para que pudesse contactar os antigos personagens sem medo de expô-los à repressão do governo militar.
    Hoje, dia 18 de setembro, encerra-se a mostra de filmes do evento Arquivos da Ditadura. Serão exibidos “Não é hora de chorar”, de Luiz Alberto Sanz, “70”, de Emília Silveira e “Retratos de Identificação”, de Anita Leandro, filme nascido da pesquisa de arquivos que deu origem ao evento, seguido de debate com a diretora.
Por Bernardo Girauta. 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s