Encerramento da mostra

   Chegou ao fim, ontem, dia 18 de setembro, a mostra de filmes do evento Arquivos da Ditadura. Foram apresentados três filmes: “Não é hora de chorar” de Pedro Chastel e Luiz Alberto Sanz; “70”, de Emília Silveira, e, fechando a mostra, “Retratos de identificação”, de Anita Leandro. O debate do dia teve a participação das duas diretoras, com medição de Juniele Rabêlo de Almeida.
ultimo dia2  último dia1
Imagens da exibição do filme Retratos de identificação.
   O debate abordou temas como a falta da memória coletiva e pessoal, e o quanto filmes como os que foram apresentados são importantes, tanto para a parcela da sociedade brasileira que viveu na época da ditadura quanto para os que vieram depois. Abordagens pessoais, como a ligação direta de Emília Silveira com a luta contra a ditadura e o interesse de Anita Leandro pelo tema desde a época da anistia, como estudante e jornalista, também foram colocados em pauta.
último dia 4  último dia 7
As diretoras Emília Silveira e Anita Leandro.
   A utilização de arquivos comuns em ambos os filmes foi uma questão bastante discutida, assim como o modo de abordagem desses arquivos. De acordo com Anita, esse material foi colocado como personagem principal de seu filme, enquanto Emília os considerou como secundários no estilo de documentário que realizou.
último dia 6 último dia 3 último dia 9
Juniele Rabêlo mediando o debate e público.
  Todos os presentes se mostraram muito interessados e participaram ativamente do debate. Ao final, Anita Leandro agradeceu ao público, a todos os que participaram da realização da mostra e do seminário.
Por Pedro Vasconcellos. Imagens de André Telles e Alexandre Kubrusly.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s